Benefícios

O SINDIMACO-GO é o representante legal das empresas do ramo de material de construção, ferragens e ferramentas, madeireiras e tintas, material elétrico, material hidráulico, vidro, mármore e granito, pedras para revestimento, cal, areia e brita desde 1948.

Fizemos uma coletânea das ações, benefícios e conquistas mais recentes do SINDIMACO. Vamos conhecê-las:

1- Nossos trabalhos durante o período da pandemia:

*Trabalhamos junto ao governo do Estado de Goiás para provar e conseguir o reconhecimento de que a nossa categoria era atividade essencial, portando deveríamos permanecer com as portas abertas na vigência dos decretos que fechou os demais ramos do comércio;

*Atuação junto ao Comando da Polícia Militar para expedição de nota de serviço determinando que as lojas de materiais para construção não poderiam ser fechadas, pois enquadrava em atividade essencial;

*Modelo de requerimento para pleitear a redução de aluguel considerando o cenário do comércio no início da pandemia;

*Celebração de Termo aditivo à Convenção Coletiva permitindo:

*Concessão de férias coletivas (sem as formalidades existentes na CLT);

*Adiantamento do gozo de férias;

*Pagamento das férias acrescida de 1/3, bem como os reflexos pudesse ser feito quando do gozo das mesmas;

*Teletrabalho;

*Permissão em norma coletiva de jornada 12x36,

*Possibilidade de compensação de horas extras com saldo existente e horas futuras;

*A redução e suspensão da jornada constando os respectivos procedimentos;

*Parcelamento das verbas rescisórias em até 5 vezes;

2 - Conquistas em sede de NEGOCIAÇÕES COLETIVAS

*Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2021: o adicional por tempo de serviço passou a ser prêmio por tempo de serviço, não incidindo encargos trabalhistas e previdenciários, uma economia de aproximadamente 57% (cinquenta e sete por cento) sobre o valor dessa premiação;

*Negociação com o SECEG - Sindicato dos Empregados do Comércio do Estado de Goiás para abertura das lojas nos feriados no ano de 2020;

*Negociação para que o índice de reajuste salarial começasse a incidir somente a partir de outubro 2020, apesar da nossa data base ser em abril;

*Intermediação do SINDIMACO na negociação com o sindicato laboral de Catalão, em relação ao Benefício Social Familiar;

3- Ações e Conquistas do SINDIMACO

*Pesquisa premiadas Vendedores/ Lojistas;

*Tele consultas gratuitas por meio do Benefício Social Familiar - BSF;

*Participação no Grupo Inter setorial PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil);

*Participação das reuniões da Câmara Brasileira de Materiais para Construção (CBMC);

*Celebração de convênios com a Tributarie e Pacta Fiscal, empresas de consultoria empresarial para verificação de oportunidades de restituição de impostos para as empresas da nossa base;

*Parceria com a Goiás Cópias com desconto para compra de suprimentos para impressoras;

*Descontos em consultas e exames clínicos;

*Descontos em planos odontológicos;

*Desconto nos cursos técnicos do SENAC, cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade SENAC - é necessária a apresentação de sua Certidão de Regularidade.

*Participação ativa do SINDIMACO junto à Câmara dos Vereadores de Goiânia e na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás com relação aos projetos de lei em trâmite que tem influencia na nossa categoria;

*Sentença definitiva determinando a isenção da taxa de licença e funcionamento cobrada pela Prefeitura de Goiânia - faça a solicitação da cópia da sentença e da sua Certidão de Regularidade. A empresa filiada ao Sindimaco é isenta do pagamento dessa taxa.

*Redução de Impostos - exclusão do PIS e COFINS no cálculo do ICMS - para empresas que estão no Lucro Real e Lucro Presumido - solicite cópia da sentença e a sua Certidão de Regularidade. Possível requerer os valores pagos a maior nos últimos 5 anos.  Esse benefício é surpreendente, pois gera economia mensal para sua empresa.

*Assessoria jurídica durante as homologações da rescisão do contrato de trabalho no Sindicato dos Empregados do Comércio do Estado de Goiás - SECEG

4  - Acompanhamento no pagamentos dos eventos do

Benefício Social Familiar em 2020 foram executados:

*Benefício Natalidade e Farmácia Natalidade: 89 Famílias beneficiadas;

*Benefício Alimentar por Afastamento: 35 Famílias beneficiadas;

*Benefício Acidente: 22 Famílias beneficiadas;

*Benefício Farmácia e Benefício Alimentar: 05 Famílias beneficiadas;

*Benefício Manutenção de Renda Familiar e Serviço Funeral: 05 Famílias beneficiadas;

*Benefício Reembolso Rescisão: 04 Empresas beneficiadas;

*Benefício Medicina e Segurança do Trabalho:

138 pessoas fizeram exames periódicos;

356 pessoas fizeram exames admissionais;

172 pessoas fizeram exames demissionários;

25 pessoas fizeram exames para mudança de função;

16 pessoas fizeram exames para retorno ao trabalho.

5-  Área Jurídica:

Consultoria Jurídica aos filiados do Sindimaco