Planejamento Estratégico Empresarial

Para muitos, o planejamento estratégico pode parecer algo muito técnico, porém, planejar da forma correta traz grandes benefícios práticos.

 

O conceito de planejamento estratégico se refere a um processo sistêmico que permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma empresa, para atingir um ou mais objetivos, dentro de um contexto previamente analisando. Isso se faz analisando cenários, definindo metas e ações que permitirão chegar onde se deseja.

Ele é um conceito básico da gestão e administração empresarial. O planejamento é um processo que pode ser desenvolvido e incorporado na cultura de qualquer empresa, independentemente de seu tamanho e segmento em que atua. Todas as empresas possuem objetivos a serem atingidos, logo, todas podem e devem ter o seu planejamento estratégico.

O planejamento é um processo participativo, que precisa contar com o engajamento de todos - começando pelo líder da empresa. O alinhamento entre as pessoas que fazem parte da empresa é um dos principais fatores para o sucesso.

Porquê planejar?

  1. 1.   Organização

A empresa como um todo passa a ter uma visão mais clara de seus objetivos. Quando colocado no papel, o planejamento começa a ser algo tangível, os objetivos ficam mais definidos e saem apenas da teoria.

  1. 2.   Assertividade

Aumento de assertividade das decisões. Com o planejamento definido, torna-se mais ágil a tomada de decisões, visto que se tem uma ideia melhor de onde a empresa está e onde se quer chegar.

  1. 3.   Decisão racional

Permite que as decisões sejam tomadas de forma mais racional, com base em dados mensurados. Com o sistema de planejamento, se torna mais fácil o acesso às metas que estão sendo atingidas e das que não estão, para criar uma estratégia de como poder cumpri-las.

  1. 4.   Priorização

Oferece condições para uma melhor priorização de tarefas. É importante ter um cronograma das principais ações a serem tomadas, e assim não perder tempo com algo que pode ser resolvido em outro momento.

  1. 5.   Comprometimento

Aumenta o grau de comprometimento da equipe, na medida em que participam do processo e ficam mais engajados. As pessoas ficam mais engajadas quando conhecem melhor suas atribuições e a importância delas na empresa.

  1. 6.   Estratégia

Possibilita ao gestor investir naquilo que é mais estratégico. Sem um planejamento é impossível compreender a importância de cada estratégia para atingir os objetivos desejados.

  1. 7.   Prevenção de problemas

Previne problemas, inclusive de relacionamento. Problemas de relacionamento são comuns quando não há comunicação interna e definição de tarefas. Planejar evita que aconteçam mal-entendidos entre funcionários.

  1. 8.   Produtividade

Oferece ganhos de produtividade e qualidade nas entregas. Com suas funções definidas, todas as pessoas da organização podem ter um foco maior em suas atividades, proporcionando um trabalho bem feito.

  1. 9.   Economia

Reduz o desperdício e o retrabalho. Quando se tem um planejamento estratégico fica muito mais fácil a compreensão de como o trabalho deve ser feito, evitando erros de procedimentos.

  1. 10.  Otimização do tempo

O planejamento proporciona ganho de tempo. A estratégia é prática e conforme aplicada ela torna mais ágil a execução das atividades da empresa e melhora o rendimento dos processos.

Fonte: Josimar Gonçalves